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Código de ética e conduta

INTRODUÇÃO

Concomitantemente com os princípios estabelecidos em sua identidade organizacional, a SMA CULTIVAR ISO estabelece o presente código de ética e conduta, de forma a comprometer seus profissionais e demais partes interessadas com os mais altos padrões de integridade nos relacionamentos comerciais e profissionais.

 

Dessa forma, esperamos que não somente os profissionais da SMA CULTIVAR ISO, mas também seus clientes, fornecedores, prestadores de serviço e parceiros possam aderir a este Código de Ética e Conduta. A SMA CULTIVAR ISO analisará a conformidade de quaisquer partes interessadas com o presente Código.

 

Os princípios aqui estabelecidos refletem tantos padrões normativos quanto práticas de mercado reconhecidas, tais como a Declaração Universal de Direitos Humanos, legislações federal, estadual e municipal vigentes, outros códigos de ética consagrados por entidades representativas do ramo de consultoria organizacional, bem como os princípios de nosso sistema de gestão organizacional e identidade.

 

Entendemos que somente atuando com honestidade, lealdade e orientados a atingir os melhores resultados para todas as partes interessadas, seremos plenos em tudo que fazemos.

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

Nossa missão, como empresa de serviços administrativos e complementares é AJUDAR AS EMPRESAS A SEREM RECONHECIDAS PELA SUA GESTÃO NO MERCADO EM QUE ATUAM.

Para que tal compromisso possa ser cumprido com êxito junto às partes interessadas, procuramos realizar as atividades no dia a dia perseguindo incessantemente os seguintes valores:

 

  • Sermos TRANSPARENTES e ÉTICOS com as pessoas.

  • MOTIVARMOS e CAPACITARMOS as pessoas com entusiasmo.

  • AGIRMOS com INTEGRIDADE e RESPEITO com a cultura da organização.

  • CULTIVARMOS MUDANÇAS para o CRESCIMENTO e FORTALECIMENTO das PESSOAS e ORGANIZAÇÕES.

 

Entendemos que, trabalhando e perseguindo esses princípios, poderemos ser uma equipe reconhecida por amar o que faz, transformando a necessidade dos clientes em resultados com benefícios mútuos a todas as partes interessadas.

PRÁTICAS COMERCIAIS JUSTAS E  ANTICORRUPÇÃO

Entendemos que devemos ter tolerância zero a qualquer prática de corrupção, e buscamos conduzir nossos negócios e relações profissionais com honestidade, integridade e respeito, observando a conformidade com todas as leis e regulamentações aplicáveis a suborno e corrupção.

 

Não oferecemos e não aceitamos quaisquer benefícios ou vantagens, sejam elas financeiras ou materiais, que possam caracterizar ou influenciar a condução dos negócios, tomadas de decisões, concessão de vantagens a quem quer que seja, execução de fraudes e quaisquer outras práticas comerciais ilícitas.

 

Conduzimos nossa administração financeira mantendo todos os registros contábeis, comerciais e financeiros observando as boas práticas e normas estabelecidas, com apoio de profissional especializado e, se necessário, disponíveis a quaisquer agentes que assim o desejarem.

 

A SMA Cultivar ISO não faz doações a campanhas e partidos políticos.

 

A SMA Cultivar ISO nunca irá cobrar gastos que não existem ou que não se aplicam, e por isso, estabelece com seus clientes e parceiros, relações comerciais transparentes e de comum acordo, emitindo orçamentos e contratos claros, buscando sempre o consenso e o melhor benefício para todas as partes, ou seja, o que for combinado é o que será executado e cobrado.

RELAÇÕES COM CLIENTES

Todas as atividades que realizamos junto aos nossos clientes devem ser executadas com profissionalismo, ética, eficiência e respeito a todas as pessoas com quem nos relacionamos em sua estrutura organizacional.

 

Nosso tempo dentro do cliente não deve ser utilizado para qualquer outra atividade que não seja o que está acordado em contrato, exceto em horários estabelecidos para refeições. Qualquer imprevisto que possa comprometer o atendimento ao cronograma acordado deve ser informado imediatamente ao cliente e ações de contingência devem ser imediatamente tomadas.

 

Devemos oferecer aos nossos clientes a possibilidade de monitorar aquelas atividades que possam ser realizadas na modalidade home office, ou seja, na residência do profissional designado pela SMA CULTIVAR ISO ou na sede de nossa empresa, sejam por quaisquer meios eletrônicos ou físicos disponíveis (por exemplo, softwares de gerenciamento de projetos, telefone, mensageiros online, entre outros).

 

Qualquer propriedade de nossos clientes, seja ela material ou intelectual, deve ser preservada e protegida por nossos profissionais e parceiros, quando tal propriedade está sendo utilizada para a realização das atividades contratadas e não devem, em nenhuma hipótese, ser utilizada para quaisquer fins.

Qualquer motivo de insatisfação manifestado pelos nossos clientes, ou entendido por nossos profissionais ou parceiros designados para a atividade, deverá ser imediatamente analisado e corrigido no que for necessário, sem causar constrangimento para nossos clientes. A confiança de nossos clientes é o nosso maior tesouro e a certeza de que estamos mantendo nossa identidade organizacional e atingindo nossa visão.

 

Todos os nossos clientes devem ter acesso a um canal de comunicação para que possam se manifestar com toda a abertura possível. Esse canal principal é o nosso e-mail: falecom@cultivariso.com.br .

RELAÇÕES COM OS PROFISSIONAIS DA SMA CULTIVAR ISO, FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIOS

Entendemos que sem os profissionais, fornecedores e parceiros, a SMA CULTIVAR ISO não tem condições de oferecer a seus clientes, serviços com eficiência e qualidade.

 

Por isso, utilizamos nossos valores nas relações com nossos profissionais, fornecedores e parceiros, respeitando suas características e promovendo um ambiente de trabalho seguro, sem discriminação, assédio, injustiça ou violência de qualquer forma.

 

Os princípios de relacionamento e trabalho junto aos nossos clientes são multiplicados a todos os nossos parceiros, de forma a zelar e preservar a reputação profissional da SMA CULTIVAR ISO.

 

Respeitamos os valores e a privacidade de nossos profissionais, fornecedores e parceiros, e nos colocamos à disposição para ajudar no que for possível, desde que tal ajuda não fira os princípios de nossa identidade organizacional e do presente Código de Ética e Conduta.

 

Em caso contrário, sem constrangimentos para todas as partes, desqualificaremos imediatamente tais fornecedores e parceiros e finalizaremos a relação comercial ou parceria.

RELAÇÕES COM CONCORRENTES

A SMA CULTIVAR ISO não incentiva, e proíbe que qualquer um de nossos profissionais ou parceiros de trabalho critiquem ou denigram a imagem de empresas que realizem o mesmo tipo de trabalho que o nosso.

 

Respeitamos nossos concorrentes e nosso objetivo é superá-los com a oferta de serviços com o melhor custo benefício para nossos clientes, ou torná-los parceiros de negócios.

 

Desejamos a nossos concorrentes aquilo que desejamos à própria SMA CULTIVAR ISO: ser uma referência no mercado em que atua, com eficiência, competência e qualidade, respeitando os valores e a identidade de todas as partes interessadas.

RELAÇÕES COM A COMUNIDADE LOCAL E COM A SOCIEDADE

Apoiamos todas as iniciativas que promovam o respeito e a igualdade de direitos e oportunidades de trabalho e educação a todas as pessoas, independente de gênero, credo, posicionamento político, raça, orientação sexual, ou diferença de qualquer tipo.

 

Da mesma forma que todas as práticas e normas estabelecidas e reconhecidas no Brasil e no mundo, respeitamos e apoiamos a liberdade de expressão e de associação para todos.

 

Não toleramos quaisquer práticas de trabalho ilícitas, desumanas e desonestas, que possam lesar a liberdade e a dignidade de qualquer pessoa, especialmente crianças e trabalhadores jovens.

 

Salários justos, emprego regular e jornadas decentes não são somente direitos de todas as pessoas, mas também dever de toda empresa, organização, governo e mercado estabelecido segundo as normas e prescrições nacionais e internacionais.

 

Ao efetuar nossas atividades, temos consciência dos aspectos ambientais delas e nos esforçamos para minimizar os impactos advindos de nossas operações, bem como os riscos de segurança e saúde que delas possam advir, buscando proteger nossos colaboradores, parceiros e clientes dentro da nossa esfera de responsabilidade no trabalho a ser executado.

PROTEÇÃO À PROPRIEDADE

Propriedade intelectual

Todos os direitos de propriedade decorrentes de inovações, criações ou desenvolvimentos realizados pela SMA CULTIVAR ISO ou profissionais por ela contratados no decorrer das atividades, passam a fazer parte dos ativos de nossa empresa.

 

Utilizamos essa propriedade somente nas atividades exercidas pela SMA CULTIVAR ISO e em benefício dela, não utilizando dela para quaisquer outros fins.

Protegemos essa propriedade, para que ela não seja utilizada para outros fins.

 

Propriedade do cliente

Não utilizamos qualquer bem ou ativo do cliente, sem autorização prévia deste último. Isso inclui imóveis, instalações técnicas, modelos, documentos de trabalho do cliente, equipamentos de qualquer tipo, entre outras propriedades que façam parte do patrimônio do cliente.

 

A apropriação ou utilização indevida desses bens ou ativos, independentemente da situação de uso deles, podem acarretar sanções trabalhistas ou penais para o profissional, sendo considerada uma infração grave.

 

Sigilo, confidencialidade e proteção de informações e dados

Informações sigilosas, tais como aquisições, associados, contratos, especificações técnicas, fusões, mudanças administrativas importantes, planos comerciais e estratégicos, preços, orçamentos, propostas, relatórios, entre outros, não devem ser divulgadas por nenhuma das partes interessadas, ou seja, SMA CULTIVAR ISO, clientes e parceiros, de forma que o público em geral não tenha acesso a tais informações.

Todas as partes interessadas na prestação de serviços têm o dever de guardar o sigilo necessário, mesmo após o encerramento do contrato ou desligamento da SMA CULTIVAR ISO.

 

O uso, venda, ou distribuição de informações privilegiadas em benefício pessoa ou de terceiros é crime, sujeito a sanções trabalhistas e penais.

 

Nós somos responsáveis por proteger as informações e dados pessoais necessários de clientes, empregados e parceiros, enquanto elas estiverem sendo utilizadas para a consecução dos serviços. Nos comprometemos em cumprir as leis de proteção de dados aplicáveis, em especial a Lei Federal nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida como LGPD).

 

Quaisquer planos e informações internas da SMA CULTIVAR ISO, bem como informações fornecidas pelos nossos clientes são tratados como confidenciais, e não revelamos a terceiros fora da organização, exceto se estivermos autorizados a fazê-lo.

 

Cuidamos de nossos equipamentos (computadores, notebooks, celulares, entre outros) com senhas de acesso e a devida discrição, de maneira a impossibilitar o uso inadequado, não intencional ou o roubo das informações. Tais senhas de acesso não são informadas a ninguém, em hipótese alguma. Não solicitamos senhas de nossos clientes, exceto se autorizado ou informado, conforme necessidade para a consecução do serviço contratado.

COMUNICAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DE DENÚNCIAS

Qualquer denúncia, reclamação, sugestão e crítica pode ser feita à SMA CULTIVAR ISO por meio do canal disponível para tal, no caso, o e-mail falecom@cultivariso.com.br .

 

As dúvidas, críticas, sugestões e reclamações serão tratadas diretamente pelo consultor responsável, com comunicação direta junto ao cliente pelos recursos disponíveis (e-mail, telefone, reuniões, p. ex.). No caso de uma denúncia, especialmente quanto ao descumprimento deste Código de Ética e Conduta, conduziremos uma investigação. Por esse motivo, solicitamos o máximo de dados e fatos possíveis informados, para que tal investigação possa ser bem-sucedida.

 

Tal processo correrá respeitando a privacidade e confidencialidade, e o anonimato da fonte, se solicitado. Não serão aceitas quaisquer formas de coação, punição ou retaliação contra quaisquer pessoas que apresentem a denúncia. Todas as partes envolvidas receberão informações sobre o andamento e resultado das investigações. Nossa postura sempre será de colaborar com investigações, quando nos for solicitada essa participação.

MEDIDAS DISCIPLINARES

Profissionais em processo de investigação de denúncias, poderão ser suspensos de sua atividade no cliente, até que a investigação tenha sua conclusão. Caso seja comprovada a conduta antiética, medidas disciplinares podem ser adotadas, de acordo com a gravidade da infração:

 

  • Advertência verbal

  • Advertência por escrito

  • Suspensão de 1 a 29 dias

  • Demissão por justa causa

  • Rescisão imediata do contrato, no caso de pessoa jurídica. Tal rescisão desobriga a a notificação de rescisão com antecedência à data de término do contrato e, consequentemente, desobriga do pagamento de multa por rescisão antecipada.

 

Caso a situação o exija, poderão ser executadas as medidas legais previstas na legislação e nos decretos e regulamentos que regem nossa sociedade, independente da área: fiscal, civil ou criminal.

CONCLUSÃO

É fundamental que toda parte interessada que tenha acesso a esse documento leia o mesmo e tenha total entendimento de seu teor. Nossos profissionais devem mantê-lo sempre por perto no local de trabalho, para que possam consultá-lo com frequência e sempre que necessário.

 

Qualquer dúvida a respeito das regras éticas e de conduta contidas neste documento devem ser imediatamente apresentadas ao gestor ou pelo nosso e-mail falecom@cultivariso.com.br .

 

Dessa forma, com ética e integridade, teremos negócios e pessoas cada vez melhores.

 

Muito obrigado!

 

Santa Isabel/SP, 23 de dezembro de 2020.

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